quarta-feira, 8 de abril de 2015

Pablo Picasso

BOM DE VER


PABLO PICASSO






Há 42 anos, no dia 08 de abril de 1973, o grande artista espanhol Pablo Picasso, aos 92 anos, deixava este mundo para, quem sabe, continuar criando e surpreendendo em outras paragens.


Considerado um dos maiores e mais influentes artistas do século XX, o pintor, escultor, ceramista, gravador e cenógrafo nasceu em Málaga, mas escolheu a França para viver por muitos anos, onde produziu grandes obras, e onde também estão expostas muitas delas.



O Museu Picasso, em Paris, no bairro do Marais, ficou cinco anos sendo restaurado e foi reaberto em outubro de 2014.





No Château Grimaldi, que abrigou o ateliê do artista,  hoje funciona o Museu Picasso em Antibes, no sul da França.



Entre as obras mais famosas de Picasso estão os quadros "Les demoiselles d'Avignon" ("As senhoritas de Avignon"), de 1907 e "Guernica", de 1937.




 Les demoiselles d'Avignon, 1907, óleo sobre tela, 243,9 X 233,7 cm, MoMA, New York


"Les demoiselles d'Avignon" é considerado o marco do início do cubismo e também evidencia o impacto da arte africana sobre o artista. Essa obra, que representa cinco prostitutas do bairro de Avignon, em Barcelona, conhecido local de meretrício, abriu caminho para a violação das tradições e convenções visuais naturalistas ocidentais. Picasso subverteu completamente as regras de representação da figura humana, submetendo a anatomia à geometria. 
O quadro teve péssima repercussão na época em que foi pintado, inclusive na classe artística.






Guernica, 1937,  óleo sobre tela, 349 X 776 cm, Centro Nacional de Arte Reina Sofía, Madri

Com "Guernica", o artista pintou as consequências do intenso bombardeio sofrido pela pequena cidade de Guernica, durante a Guerra Civil Espanhola, em 26 de abril de 1937, por aviões alemães, em apoio ao ditador espanhol Franco.
Picasso concebeu essa obra em preto e branco, com alguns traços amarelados, para traduzir sua rejeição a tamanha violência.
O painel, que é um símbolo do terror que pode ser produzido pelas guerras, foi exposto no espaço reservado à Espanha, na Exposição Internacional de Paris, de 1937.


****