sábado, 18 de abril de 2015

Monteiro Lobato - 133 anos



BOM DE LER ... E SONHAR



MONTEIRO LOBATO






Há 133 anos, nascia, em Taubaté , interior do estado de São Paulo,  José Renato Monteiro Lobato.

Contista, ensaísta, editor e tradutor, Monteiro Lobato (1882 - 1948) formou-se em Direito e atuou como promotor público até receber uma herança do avô e tornar-se fazendeiro, mas foi como escritor que ele ficou conhecido. Era um nacionalista convicto, e sua literatura tinha um cunho social.

Foi um dos primeiros autores de Literatura Infantil no Brasil e o primeiro a incluir em suas obras elementos da cultura brasileira, linguagem regional e lendas do folclore nacional. 
Mais da metade de seus livros são destinados ao leitor criança, por isso o Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado em 18 de Abril, dia de seu aniversário.

O livro que lançou Monteiro Lobato no cenário da Literatura Infantil foi "A menina do narizinho arrebitado", publicado em 1920, obra que deu origem à personagem Lúcia, mais conhecida como Narizinho do "Sítio do Pica-pau Amarelo". 





O cenário criado por Lobato é um sítio do interior do Brasil, onde vive Dona Benta, que recebe seus netos Pedrinho e Narizinho nas férias escolares, e a empregada Tia Nastácia. Essas personagens foram complementadas por outras, criadas pela imaginação das crianças na história, entre elas uma boneca de pano com sentimentos e ideias irreverentes chamada Emília; o Visconde de Sabugosa, um aristocrático sabugo de milho; o porco Marquês de Rabicó e o rinoceronte Quindim. 

As histórias do "Sítio do Pica-pau Amarelo" misturam a realidade contada por Dona Benta e Tia Nastácia com a fantasia de um mundo inventado pelas personagens crianças. Afinal, como dizia o escritor paulista, "tudo tem origem nos sonhos. Primeiro sonhamos, depois fazemos".


****