sábado, 18 de abril de 2015

Dia Nacional do Livro Infantil


BOM DE LER ... E SONHAR



18 de Abril - Dia Nacional do Livro Infantil



Uma homenagem aos escritores e ilustradores brasileiros de livros infantis, que   encantam pequenos e grandes leitores não deixando morrer a fantasia, e assim tornam a vida mais bela.







O JOGO DA FANTASIA

                          (Elias José)


Se digo a palavra MÁ,
de medo, me arrepio.
É uma palavra tão pequena,
mas se entra em cena
dá um vazio!...

Mas se, num passe de mágica,
escrevo MÁ,
risco o acento e, no momento,
rabisco um R no final,
fico mudo e muda tudo.
É uma pitada de nada,
mas a palavra MAR se agita,
e a natureza fica mais bonita.
E as águas vêm e vão, vão e vêm,
em som em sal em sol em cor
no corpo em festa.

Se me canso de nadar,
deito-me na areia e recomeço o jogo.
Escrevo MAR e um A no começo
e um AMAR muda tudo devagarinho...
E basta olhar nos olhos de alguém
para um sonoro e macio e livre passarinho
se por a voar a voar a voar...

Mas se de AMAR eu inventar outro jogo,
começando pelo fim,
uma RAMA brota e envolve toda a praia.
E é bom ver o verde, um verde bom
de ver de verdade.

Depois jogo com as sílabas
e um ar arisco risca meu corpo.
E aí MARA aparece e me diz:
- Bom dia!
Já não é a colega de escola,
vira fada que conta história,
sereia que enche o ar de música,
cores, feitiço e alegria.

E a palavra MÁ sai da memória.
E no jogo se mistura a fantasia:
é mar
           é ar,
                        é rama,
            é amar Mara.






****