segunda-feira, 4 de junho de 2012

Espaço de CINEMA


As neves de Kilimanjaro


Ao contrário do que o título possa sugerir, o filme é ambientado em Marseille, no sul da França, região portuária que tem recebido muitos imigrantes em busca de trabalho.

A história começa quando Michel é demitido. A empresa em que trabalha julga necessário um corte de pessoal, e ele, como líder sindical, concorda que os dispensados sejam escolhidos por sorteio. Mesmo protegido por lei, ele resolve participar do sorteio e acaba sendo escolhido, junto com outros vinte colegas. A partir daí, ele passa a se dedicar mais à família, aos filhos e netos. Em solidariedade, amigos e familiares presenteiam a ele e à mulher, em seu aniversário de casamento,  com uma quantia em dinheiro e uma viagem ao nordeste da Tanzânia, para visitar o Parque Nacional Kilimanjaro. O casal de cinquentões começa, então, a planejar as férias, quando sofre um assalto em casa, o que provoca muitas mudanças.


O casal de protagonistas é vivido por Jean-Pierre Darroussin e Ariane Ascaride, e a direção é de Robert Guédiguian.   Livremente inspirado no poema de Victor Hugo, "Les pauvres gens" (Os pobres), o filme sugere uma reflexão sobre a responsabilidade que cada um tem pelas próprias atitudes e pelo que elas provocam em sua vida e na vida dos outros.