BOM DE VISITAR
Para quem gosta de apreciar e quer conhecer mais de perto as belezas da natureza, o Museu de Ciências Naturais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, MUCIN, apresenta, desde fevereiro de 2015, a exposição "Litoral Norte: suas belezas e fragilidades".
A exposição pretende mostrar as riquezas da biodiversidade do litoral norte, mas também expor suas fragilidades, propondo uma reflexão sobre as relações do homem com os ecossistemas.
A grande atração do Museu, desde janeiro de 2013, é o esqueleto de uma baleia jubarte, de 12,7 metros de comprimento. O cetáceo, que encalhou na praia de Capão da Canoa em agosto de 2010, morreu apesar da tentativa de salvamento. O esqueleto, sustentado por cabos, é o primeiro esqueleto completo de um animal dessa espécie montado no Rio Grande do Sul.
Os aquários mostram exemplares de espécies que povoam a bacia hidrográfica do rio Tramandaí.
O Museu de Ciências Naturais da UFRGS - MUCIN - está localizado no Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos - CECLIMAR, em Imbé, na Av. Tramandaí, 976, às margens da Laguna Tramandaí, e pode ser visitado de terças a sextas-feiras, das 8h30 às 11h30 e das 14 às 17 horas. Aos sábados e domingos, das 14h30 às 17 horas, de março a dezembro. Em janeiro e fevereiro, o horário é reduzido: de terças a domingos, das 15 às 19 horas.
Os ingressos custam R$5,00; estudantes pagam meia, e idosos e crianças até 6 anos não pagam.
****